9 de agosto de 2010

Documentação para viagens internacionais

Na semana passada, com o retorno de férias de muitos colegas de trabalho, por incrível que pareça, acho que a maioria decidiu ir para o Chile e/ou Argentina.

Falando da minha vontade de conhecer os países hermanos, já sabia que poderia viajar apenas com identidade, mas o que não sabia, que a mesma tem que ter sido tirada há no máximo 10 anos.

Então... lá fui eu procurar sobre o assunto e achei legal dar essa dica:

Se você é brasileiro e vai viajar para o exterior precisa do passaporte válido. Isto quer dizer que seu passaporte precisa estar válido ainda por no mínimo 6 meses até a data de validade nele descrita. (Não tem jeito. Uma amiga tinha exatos 6 meses de validade... e precisou tirar outro, para não correr o risco de ser barrada na Europa)

Agora... se sua viagem for para Argentina, Chile, Paraguai ou Uruguai , como eu já disse, a carteira de identidade é aceita, desde que em bom estado de conservação e com menos de 10 anos da data da emissão para sua entrada no país.

Caso a sua identidade tenha mais de 10 da emissão, a dica é tirar uma nova identidade ou então levar o passaporte, para não ter problemas na sua entrada.

Só lembrando: NENHUM outro documento nacional, tal como a Carteira Nacional de Habilitação é aceito para viagens internacionais.

Ai, ai... tirei a minha carteira em 1996, e estava segurando para tirar a nova carteira em outubro.

Vocês sabiam que a partir de Outubro de 2010, a carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro?


Olha a carinha da nova carteira.

Quer saber mais sobre ela??? Então clique aqui.

Bom... assim, como é quase certo tirar férias em outubro, terei que fazer a carteira tradicional antes, pois não daria tempo de fazer a nova (se ela realmente sair em outubro) e ainda viajar.


Será que sou a única pessoa que não sabia disso?

2 comentários:

  1. Oi flor...

    Eu também não sabia ahahha

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Carlinha...
    Eu já sabia desse negócio da identidade...tirei uma nova no mês passado...e tenho que ir hj buscar...hehe
    Eu fiquei sabendo sobre esse documento bombril com mil e uma utilidades e achei o máximo!

    Bjs, Lili

    ResponderExcluir